quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Primeiros mil quilômetros!

Buenas, pessoal!
Já estou na cidade de Paraná, capital da Província (Estado) de Entre Rios!
Foi um dia muito bom de se pedalar! O vento nordeste, se não ajudou tudo o que devia, pelo menos não atrapalhou o tanto que podia, e pude vencer com relativa facilidade os primeiros 70km. Na hora do almoço, metade do caminho já estava feito!
À tarde, claro, o vento mudou (que novidade...), ficou contrário a mim, e aí comecei a forcejar novamente. O brabo é que, depois de muitas horas em cima da bicicleta, até uma aragem parece conspirar.
Tenho trabalhado muito com uma velha técnica conhecida dos ciclistas, a do esforço/recompensa. Por exemplo, a cada 5 km, me dava o direito de tomar um golão d'água. Com isso, de 20 em 20 minutos mais ou menos parava a bicicleta, molhava a garganta e me concentrava para outros 5 km. Tem funcionado muito bem: até agora nenhuma caimbra, nenhuma distensão.
Ah, aí está a foto do meu alojamento em Los Conquistadores (disputado a tapa com o Mcartney), ao preço de R$ 11,00:


Este é o cartão de visitas de Federal: "Capital Nacional do Chamamé". Ah, eu e a Mariloy, no tempo dos fandangos em Cacequi! Arrasávamos no chamamé ao som do Conjunto "Os Mateadores"! Coisa de 20 anos atrás...


E esta foto abaixo é de peões de estâncias da Província de Entre Rios (parecidos até com os nossos gaúchos da lida campeira: uma gente simples, acostumada à rudeza da vida rural, que grita com o gado mas, diante de estranhos, torna-se tímida e arredia, embora nem por isso deixe de ser franca e direta).


E ai de mim se não publicar esta foto do Hotel Sayonara, de Bovril, Entre Rios, no blog! Os donos do Hotel ficariam decepcionados! Que pessoas maravilhosas! Inclusive, quando estava chegando em Paraná, a atendente do Hotel estava vindo para cá também, de carro, me viu, parou na estrada fazendo o maior buzinaço da paróquia, abriu a janela e me deu uma garrafinha de Gatorade, desejando-me, outra vez, boa viagem...


Ah, os primeiros mil quilômetros! Completei-os na cidade de Cerrito, e estava tão distraído olhando as árvores plantadas pela Intendência (Prefeitura) à margem da Rodovia, que acabei passando 200 metros do registro "1000.0". Vá lá...


Amanhã, outro grande desafio: cruzar o túnel subaquático do Rio Paraná (já sei que terei que pegar o carro-socorro da Administração do Túnel, porque é proibido passar-se pedalando, já que não há ciclovia) e vencer um gigantesca distância até San Francisco - mais de 160km. Periga eu ter que dividir esse percurso em dois. É só aquele medonho vento oeste aparecer de novo, adeus Tia Chica...
Bait'abraço a todos!

7 comentários:

  1. Paulinho
    Descobri teu blog por acaso e vou te acompanhar!
    Muito legais teus relatos, sabe o quanto gosto desse tipo de coisa.
    Admiro tua coragem e espirito empreendedor. Força aí no trecho
    Grande abraço
    Marcelo Schenkel

    ResponderExcluir
  2. E aí Paulinho, vai mandando notícias. Não deixo de visitar um dia o blog. Estou curioso: como não falaste em pneu, me pergunto "aconteceu alguma coisa?". Abraços daqui de Brasília.

    ResponderExcluir
  3. E ai indio velho, tche na volta acho q tu deverias escrever um livro. Pq este sentimento de liberdade somente quem anda de bike sabe o que significa. Outra cosa tche, vento nunca esta a favor do ciclista.....hahahahah Um grande bj neste coracao.
    Thales

    ResponderExcluir
  4. Fala, Petry. Muito bacana acompanhar esta tua jornada. É muito mais que pedalar. É conhecer e interagir. Coisa que de carro dificilmente aconteceria, pelo menos com esta intensidade. Que grande experiência humana.
    Vai em frente. "Estamos" contigo.

    Augusto

    ResponderExcluir
  5. MAZÁÁ PETRY! Finalmente os 1.000 km então! E tu foi tão "bagual" que passou por eles despercebido.. rsrs Então, como o pessoal aqui já vem afirmando, o setor anda bem quieto sem ti, o que não é a melhor das coisas, pois aí, pra onde vai a tensão das tarefas? pelo visto, tu tem a notável habilidade de dissipar os estresses do trabalho! O bom é que, já que não temos tu aqui pra dissipa-los, vai o blog mesmo. Já é bonzão poder compartilhar as aventuras contigo pela net. E é muito gratificante saber que temos um colega de serviço tão determinado (é, e um pouco pirado também) a ponto de ir até o Chile pedalando. Espero que esteja fazendo bastante alongamentos e comendo muita banana! Manda ver, Petry! Fica com Deus.

    um abraço!

    Marlon Gräwer

    ResponderExcluir
  6. 1000 quilômetros!! te puxou eiin. =O
    notícias daqui: está frio, eu e a mãe começamos à caminhar, o enem está mais confuso do que nunca... ah!1 e nós estamos com saudadee. bait'abraço; spoakpskaposk' beijos pai. te amo

    ResponderExcluir
  7. Marcelo, bem-vindo ao blog!
    Não deu saudade da tua grande aventura, percorrendo essas terras com teus amigos, de carro? Estou usando o Mapa que vocês me trouxeram da Argentina, lembra-te?
    Sérgio, já foram, com o de ontem, agora, 9 furos. O conjunto ciclístico de rodagem está deixando muito a desejar. Pneus com pouca borracha, cravos baixos, câmaras com defeito, estou penando...
    Thales e Augusto, queridos amigos, quando o assunto é bicicleta, sempre há um jeito diferente de se ver as mesmas coisas!
    Marlon, duvido que na AGEQ faça mais silêncio do que nos campos da pampa argentina! Às vezes dou uns gritos para acordar a passarinhada, eh, eh...
    Manoela, querida filha, estou vesgo de saudades de vocês todos! Faltam só mais duas semanas para eu voltar!
    Beijocas!

    ResponderExcluir