segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O que vai na "mala de garupa"?

Buenas, pessoal!
Passei boa parte deste domingo separando os petrechos para a viagem que farei ao Chile, de bicicleta (faltam só 7 dias!!!).
Dá de tudo: dos objetos mais elementares (como barraca, protetor solar, kit de primeiros socorros) aos mais inusitados (como pinça, garrote, velcro...). 
É, meus amigos, isso mesmo: pinça, garrote, velcro!  Levar um kit gambiarra nos alforjes já livrou muito cicloturista de passar uma noite na beira da estrada, pois, com alguns pertences, digamos assim, nada ortodoxos, conseguiu improvisar uma solução para os variados problemas aos quais estamos sujeitos: desde um espinho na planta do pé ao rompimento da corrente da bicicleta.
Essa dica obtive com o Rodrigo, do Clube de Cicloturismo do Brasil (http://www.clubedecicloturismo.com.br/), que sempre alerta os "viajantes de longa distância" a se precaverem.  Por isso, além do material acima relacionado, carreguei um dos bolsos dos alforjes com agulha e linha, arame, braçadeiras, durex, cordão de náilon, durepox, isqueiro, joaninhas, superbonder, varal, prendedores de roupa... um caquedo, eu sei, mas, como o seguro morreu de velho, eh, eh...
Ah, e mais uma vez ressalto a importância dos espelhos retrovisores na bicicleta!  Sim, espelhoS, dois, para uma pedalada segura e sem sobressaltos.  Como nem sempre nossos ouvidos captam o som dos motores de veículos que se aproximam - o vento é nosso algoz não só porque nos trava -, socorrermo-nos de espelhos é fundamental para garantirmos nossa segurança.  E como o cicloturista, no mesmo, prioriza a segurança em detrimento da estética, vale a pena investir nesse acessório.
Bait'abraço a todos!