sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Uma providencial carona

Buenas, pessoal!
Que dia! Que dia! Deu de tudo! Olhem, meus amigos... novidade pouca é bobagem!
Saí do Alegrete (terra natal da patroa - ô saudades, he, he...) às 08h, pensando ainda se iria tocar até Uruguaiana (150km), ou se dividiria o trecho em dois percursos. Minha decisão de seguir baseou-se no fato de que o Posto de Gasolina que havia "no meio do caminho" não era tão no meio assim, quero dizer, estava a apenas 50km de Alegrete. Faltariam mais 100 para terminar a jornada. Com fôlego sobrando, resolvi chegar à fronteira hoje mesmo!


Poucos quilômetros depois, vi que meu projeto de pedalar até o Chile é NADA! Sabem por quê? Porque encontrei um argentino, nascido em Ushuaia, atravessando a América do Sul... A PÉ!!!
Leva uma enorme mochila, anda sem dinheiro, me mostrou seus "pertences" (um diário, um mapa, um caderno para anotações, roupas, duas garrafas pet com água e... nada mais!), e disse-me que estava indo para Porto Alegre, mas queria conhecer todo o Brasil. E o maluco sou eu?


Muitos rios! O Ibirapuitã, o Inhanduí (uma sanga com nome de rio...) e outros "arroios" dos quais não lembro o nome. E muitos animais exóticos: emas, lagartos, cobras, um urubu de cabeça vermelha (existe?), uma infinidade de pássaros silvestres, uma beleza!

O acostamento da BR-290 está em obras. Resultado? tchá-ná-ná-nam! Mais um pneu furado! Dessa vez, a causa era evidente: um arame provocou o furo. Já havia pedalado 110km, faltavam 40, consertei o pneu, não consegui calibrá-lo, ficou murcho, a bicicleta jogando para todos os lados, decidi apear e caminhar um pouco, enquanto lanchava um dormido pastel de frango. Acabei caminhando por 5km (1 hora batidinho!), quando uma alma generosa, chamada Urbano Machado, parou uma S-10, e ofereceu-me carona. Aceitei! Depois de 30 anos na estrada de bicicleta, ponderei a situação, sabia que teria ainda 35km contra o vento, com o pneu dianteiro bem murcho, um acostamento cheio de armadilhas, resolvi pela primeira vez botar a magrela numa caçamba!


Tá bom, tá bom, desconto esses 35km (no conforto do ar condicionado) quando computar o percurso total percorrido...
A partir de amanhã, tudo será novidade: outro País, outra língua, outro dinheiro, nem sei se conseguirei acesso à Internet nos próximos dias. Assim que der, retomo o contato.
Bait'abraço a todos.