segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Reencontros e novas (grandes) amizades

Buenas, pessoal!
Na 6ª-feira 26, à tarde, após quase um mês sem ver minha esposa Mariloy, tive a grande alegria de reencontrá-la em Santiago do Chile! Saiu de Porto Alegre pela manhã, via aerea, e, à meia tarde, aterrissou na capital chilena.
Eu, claro, cheguei lá... pedalando!
Quanta saudade! Afinal, já são 21 anos, 02 meses e 10 dias de casamento, e três abençoados filhos, a Manoela (com 17 anos), a Rafaela (com 14) e o Paulo Augusto (com 13).
Quantos assuntos para colocarmos em dia, quantas notícias, quantas boas-novas...
E quanta felicidade recíproca pelo reencontro nessa situação, de extrema alegria pelo êxito do desafio a que me propus, e para o qual contei sempre com seu irrestrito, incomensurável apoio!
No próprio Aeroporto, conhecemos a pessoa que seria nossa anfitriã pelos próximos dois dias, a Cibele, sobrinha de um colega de trabalho nosso (meu e da Mariloy) e que, mesmo nos vendo pela primeira vez, insistiu que ficássemos em sua casa durante a permanência em Santiago. Ex-modelo brasileira que desfilou em passarelas de todo o mundo (inclusive capa da revista Vogue! Vale a pena olhar suas fotos na Internet: é uma mulher belíssima!), hoje, aos 27 anos, trabalha como psicóloga e cursa mestrado em terapia familiar. Que figura espetacular! Aliás, me corrijo: que figuras espetaculares, pois seu marido Alejandro, engenheiro chileno, também nos deixou constrangidos de tanta atenção e cordialidade!
E embora o Alejandro, por força de um compromisso, tivesse que viajar no sábado à tarde, ainda assim, na noite anterior, brindou-nos com uma típica parrillada, para a qual também convidou amigos que queriam nos conhecer.
Uma noite inesquecível!
No sábado, a Cibele prestou-se, com a maior boa-vontade do mundo, a servir de nossa cicerone por Santiago. Até localizar papelão para embalarmos a bicicleta visando despachá-la de volta para o Brasil ela fez!
Almoçamos na praça de alimentação a céu aberto de um shopping da capital, oportunidade em que tiramos algumas fotos para registrarmos momentos de alegre convivência.
E o bate-papo descontraído das duas novas amigas, que pareciam se conhecer há anos, tal a simpatia recíproca. Conversas sobre filhos foram muitas, pois a Cibele está radiante pela confirmação de sua primeira gravidez. É um barato ver o brilho nos olhos do nosso novo casal de amigos quando falam do pimpolho que dará o ar da graça lá por maio do ano que vem... E a Mariloy, mãe experiente, tinha muito o que contar...

À tarde, levou-nos e conhecer o Cerro San Cristobal, do qual enxerga-se em 360º a imensa cidade de Santiago, com seus 5 milhões de habitantes.



Que bonitinho, o casal no Cerro, "namorando"...

Foi, sem dúvida, um sábado de muita alegria, de muito afeto, de boa e interessante conversa, de conhecimento sobre o modo de vida dos chilenos, de sua grande força de vontade para superar o trauma do terremoto de janeiro (responsável por destruição de parte da cidade, pelo fechamento do aeroporto, pela condenação de prédios, pontes e viadutos à implosão) e retomar a rotina nesse que é um dos países com melhor qualidade de vida da América Latina.
Amanhã, conto o retorno ao Brasil, e posto as fotos de uma paisagem invulgar: a Cordilheira dos Andes vista do alto. É de ficar aborrecido com tanta beleza!
Bait'abraço a todos!