quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Turista!

Buenas, pessoal!
Foi um dia muito atípico!
Não precisei acordar cedo, não precisei pedalar, consegui almoçar no horário normal, tirar uma sesta até às 15h, e ainda caminhar tranquilamente pela cidade em que me hospedei.
Tudo por conta da minha chegada em Santiago.
Explico: minha esposa chegará à capital chilena na 6ª-feira à tarde. E o nosso vôo para casa está marcado para as 08h da manhã de domingo. Com a conexão no Aeroporto de Guarulhos (São Paulo), a previsão de chegada em Porto Alegre é lá pelas 17h do dia 28.
Com isso, resolvi prorrogar minha estada em Los Andes. É uma cidade muito tranquila, com 60.000 habitantes, estou a 100 km de Santiago - um dia de pedalada -, e, com o convite que recebi de pararmos na casa de uma brasileira que mora na capital, senti-me constrangido de lá chegar praticamente 5 dias antes do retorno. Um visitante altera bastante a rotina de uma casa. Tenho essa consciência, ainda mais que não é período de férias.
Aí, virei turista: fotos pra cá, fotos prá lá, visitei a Praça de Armas e a Feira do Livro que está acontecendo nesse local...







... a Igreja Matriz da cidade (onde botei as orações e os agradecimentos em dia)...



... e amanhã pretendo visitar o Museu Arqueológico bem como o Monastério onde estava reclusa Santa Tereza de Los Andes, Padroeira da República do Chile.


A dor nos meus joelhos ainda não passou. Estão tão enrijecidos do esforço dos últimos dias que tenho feito diversas sessões de alongamento para ver se relaxo a musculatura.
E estou ficando mimoso também: fui num supermercado e comprei um creme hidratante. Vê se pode... Mas é que estou tão apavorado com o estado da minha pele nos braços, pernas e nuca, que resolvi dar uma colaborada na recuperação. Pareço um peixe!
A Cordilheira está ali, ao fundo da cidade de Los Andes. E como Santiago fica para o Sul, terei a companhia das montanhas por mais um dia sobre a bicicleta. Apesar de todo o esforço dos últimos dias, contudo, tenho que reconhecer que já estou lamentando o fato de não poder retomar a pedalada em meio àquela maravilha da natureza!
Ainda mais por saber que, enquanto cruzava o Túnel do Cristo Redentor, ontem, os motociclistas gaúchos Darlan e Álvaro, que encontrei em Mendoza, e que estavam retornando para o Brasil, pegaram neve enquanto aguardavam a documentação na Aduana Argentina. A 15km de onde eu estava! Fizeram um comentário muito interessante na postagem de ontem, sobre a condição climática que enfrentaram na volta.
A Cordilheira é isso: uma surpresa atrás da outra. Inclusive neve em novembro...
Talvez por isso exerça todo esse fascínio que não canso de propalar!
Bait'abraço a todos.

6 comentários:

  1. Buenas tche, entao agora estas na tranquilidade. Mereces depois de tanto esforço. Para fazer este trajeto tem quer muito Macho. Mas tche, uma gaucho macho, que cruzou o Andes de calcao e camiseta, comprando creme hidratante,hummmmmmm.......vais ter que contar muito bem esta historia ....um grande abraco Thales

    ResponderExcluir
  2. E ai parceiro.....foi uma grata satisfação receber notícias tuas...hehe..sempre é bom ter um amigo destes!!! Mas o que tenho pra te dizer é uma boa viagem e espero que tenhas muitas notícias e contos para nos reunirmos em uma roda de chimarrão e trocarmos muitas idéias...Um bom retorno e tudo de bom meu amigo....Alex Sandro de Freitas!!!

    ResponderExcluir
  3. Querido!!!! Te cuida!!! Que bom que a Mariloy tá chegando aí pra te dar assistência! Estamos saindo pro encontro de servidores em Passo Fundo! Estou na tua mesa aqui no Escritório da Qualidade! Olhei pro chimarrão, parado aqui à tua espera, e senti muita saudade! Abração, querido! Volta com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Thales, preciso ressaltar que o creme hidratante é inodoro! Se viesse com perfume, xiiii... Aí sim! Pelo amor de Deus! rsrsrs
    Alex e Alan Freitas, daremos jeito de marcar um mate no CTG em Salvador do Sul e papearmos acerca da viagem. Com vocês, que são esportistas, não vai faltar assunto. Esquentem mais de uma cambona d'água. Será preciso.
    Carla, já sei que o Encontro em Passo Fundo vai muito-bem-obrigado. Ainda assim, estou na maior torcida, afinal, temos que garantir o serviço para o ano que vem! Caprichem!
    Cuidem-se, porque eu estou.

    ResponderExcluir
  5. Muito grato pelo seu relato sobre o Chile. Viajo em cicloturismo, muito bom ter acesso as suas experiências de viagem. Atenciosamente

    ResponderExcluir
  6. Grande Paulo! Só agora estou terminando teus relatos sobre a viagem. Faltava a parte final, ou retorno como dizem alguns...Para nós é o retorno para o início de mais uma que vem por aí com certeza...Sossegar o pito de que jeito? Um Abração, a gente se vê por este Mundão de Deus...

    ResponderExcluir