domingo, 14 de novembro de 2010

Duas semanas na estrada!

Buenas, pessoal!
Duas semanas na estrada!
Quanta coisa já aconteceu desde que, em 1º de novembro, cedo da manhã, peguei a RS-287 em Montenegro, rumo ao oeste, e iniciei essa longa travessia de todo o Rio Grande do Sul e já de boa parte da Argentina, em direção a Santiago do Chile, em direção à Cordilheira dos Andes!
Posso garantir a todos que cada dia merecia páginas e páginas de relato, tal a diversidade de situações que vivencio, protagonizadas por pessoas, animais, clima, natureza, geografia...
E tento (de forma muito acanhada, eu sei) trazer-lhes um pouco do meu dia a dia na estrada, os fatos pitorescos, as curiosidades, as novidades.
Quero confessar-lhes, contudo, que essa travessia não é só uma prova de resistência física; é, também, uma prova de resistência psicológica e mental. Quem me conhece sabe que sou bastante comunicativo ("sinestésico", como me qualificaram dia desses... será elogio ou crítica? rsrs) e enfrentar longos dias na mais absoluta solidão é uma prova de fogo.
E não que não goste de mim mesmo, eh, eh, eh... até que me dou bem comigo, mas os castelhanos devem estranhar um alemão deste tamanho falando com a bicicleta, com um lagarto, com uma vaca... será que já estou pirando? rsrsrs
Na estrada, de bicicleta, vencendo vagarosamente dezenas e dezenas de quilômetros a cada dia, se nos é permitido refletir sobre tudo. Isso é muito legal, mas também muito desafiador. Quantas vezes não gostamos do que vemos, não é?
Enfim...
Ih, já ia me esquecendo! Há um "seguidor" do blog de aniversário! É o meu irmão, Sérgio, uma grande figura (de tamanho e de coração). 46 no ("pequeno") lombo, hein, cara? Felicidades a ti, um sujeito gente boa umas quantas vezes!!!

Claro, claro, o dia de hoje:
Saí de Villa Maria às 09h. Afinal, domingo, até o desajuno (café da manhã) foi servido mais tarde no Hotel. E havia uma distância suportável para vencer: 130 km até Rio Cuarto (escrevi certo, é assim mesmo. Esqueçam o português após cruzarem o Rio Uruguai).
Já na primeira quadra, outra vez vi estacionado um desses Citroen 3cv. Serão mesmo só 3cv? Se forem, até a minha máquina de cortar grama, a gasolina, é mais forte do que ele!



E como a mamãe natureza dá jeito para tudo! Nesses campos sem fim, se o relevo não muda, ela consegue atrair nossa atenção para os pequenos detalhes. Na beira da estrada, um tapete de flores, vida em abundância em cada botão, em cada galho! Ampliando-se a imagem abaixo, vê-se abelhas trabalhando, coletando mel e polinizando as flores. Vida, gente, vida pura!


Há muito mais povoados, agora, entre as "grandes cidades": a cada vinte ou trinta quilômetros, há uma fábrica de ração, ou uma silagem, ou um frigorífico, que devem sustentar a economia desses pequenos vilarejos. Para minha surpresa, as Intendências têm acordado mutuamente, e cada uma constrói uma ciclovia (com asfalto, pintura horizontal, tudo bonitinho!) até os limites do seu município. Com isso, pela primeira vez em mais de 1.500 km percorridos, pude andar tranquilamente por essas ciclovias. O único problema é que os motociclistas dessas Biz, Garelli, Sundown, também estão autorizados a transitar por elas. De vez em quando levava um cagaço por conta de uma ultrapassagem forçada...


Quem me acompanhou por um bom trecho na ruta foi o "Seu" Correa, um argentino boa praça de 52 anos, que estava dando sua volta dominical (de 140 km). Andou comigo por mais de 30 km e me contou muitas coisas engraçadas. Quando soube que eu era gremista, vibrou: se fosse brasileiro, torceria pelo Grêmio também! Mas é Boca (Júniors) e estava feliz com a derrota do adversário (River Plate) ontem ou dias atrás (não entendi muito bem, porque ele se entusiasmou e começou a falar muito rápido. Deixa assim...)
Como minha bicicleta estava muito mais pesada, teve que se sujeitar a pedalar a 15, 18 km/h. Mas percebi que ele estava muito feliz pelo meu esforço em tentar me comunicar com ele. Eu também! Finalmente uma conversa com alguém que não fosse recepcionista de hotel, garçon, frentista ou borracheiro, eh, eh, eh...


A previsão do tempo se confirmou e, à tarde, começou a chover. Antes, o vento resolveu complicar minha vida e a média caiu para 12km/h. Preferi me molhar todo, porque, com a chuva, o vento parou e pude retomar uma pedalada mais forte. Mas me senti bastante cansado pelo esforço e fiquei feliz quando consegui hospedagem num hotel na entrada da cidade de Rio Cuarto. Não havia almoçado (até porque o café da manhã foi tarde, como já relatei) e estava com muita fome. Não foi difícil encontrar no Posto de Nafta (gasolina) contíguo ao Hotel uns sanduíches que são aquecidos no microondas. Enganei o estômago até amanhã de manhã.
Terei 130 km para pedalar nessa segunda, até Villa Mercedes. Pelos meus cálculos, devo chegar em Uspallata, última etapa na Argentina, na 6ª-feira. Aí, Cordilheira dos Andes! Meu Deus!
Bait'abraço a todos!

17 comentários:

  1. paaaaaaaaaaaai!
    sonhei que tu tinha voltado pra casa, tamanha a saudade que eu to!

    linda as floores que tu viu. queria ver mais fotos, mas me reservo pra quando tu voltar!
    beijos pai! te amo muito

    ResponderExcluir
  2. Paulinho, agradeço a lembrança. Viajei no feriadão e, agora li, ansioso, as notícias desta tua epopeia. Divulguei teu blog por aqui e, creia-me, há muitos leitores anônimos que discutem as notícias, fotos e aventuras... Muitos dizem que és louco, eu lhes digo que eu é que seria se fizesse isso: nos primeiros 1.000 (metros) já quereria voltar, de carro é óbvio (hehehe). Continua com Deus, e boa viagem.

    ResponderExcluir
  3. paai! eu lembro daqueles "baita carros" que a gente viu quando viajamos.
    Como o tio Sérgio, divulguei o blog! Laleska, Natália, Amanda, Paola, Potter.. enfim, todos aqui estão por dentro da tua viaGem. É assunto de uma galera.
    Eu estou com saudade. Jánão está na hora de voltar? soapksopkaop'
    beijoooos. te amo

    ResponderExcluir
  4. Então tá, né Petry velho... Quando chegar no pé dessa tal cordilheira faz de conta que lá em cima é Salvador do Sul. Quem já te viu subindo faceiro aquela serrinha sabe que tu vai bem cordilheira acima (mas vê se bota um rango forte nessa pança)
    Um abração.

    Augusto

    ResponderExcluir
  5. Buenas amigo.
    Continuo acompanhando a sua aventura, me divertindo e imaginando tudo o que você relata. Vai em frente amigo, um baita aventura como esta só para um baita ciclista.
    P.S.: O audax que eu faria, vai ficar para outra hora, mas vai sair.
    Um forte abraço,
    Edson

    ResponderExcluir
  6. Oiiii Paulinho estamos passando para só deixar um oi e sucesso, tira mtas fotos e aproveita ....
    Bjs Ana Julia e Rosély



    Obs.: A Vó tá inteira não quebrou mais nada hehehehe

    ResponderExcluir
  7. Pai...
    Contei pro Cassiano a tua proeza e ele ficou pirado!!!
    Sábado fui laçar no Kerbinha, mas não fui muito bem, sabe, estou destreinado.
    Mas, vem cá, tu não vai voltá pra casa em tchê?!
    Volta logo que eu tô loco pra ti vê e vê quantos quilos tu perdeu (que vão se recuperar em um sábado com a galinhada de casa!).
    essas são as novidades aqui de casa, quero saber agora as tuas...
    Beijos e boa sorte, estou rezando por ti!

    ResponderExcluir
  8. Ah!
    Esqueci de te dizer uma coisa...
    PARECE QUE EU VOU GANHAR DOIS REAIS, LEMBRA, DA APOSTA?
    se quiser continuar com dois "pila" na carteira acelera!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. E aí, Linho! Ontem não consegui postar um recado. Não tinha jeito, pois a máquina não aceitava. Mas estou acompanhando todos os dias. Até pensei em ir de bici até a creche em tua homenagem. É que na ida o santo ajuda a descer...... mas na volta..... me lembrei que tem umas "lombinhas", aí desisti.....rsrsrsrsrsrr. Mas coragem, pois vais conseguir passar as lombinhas. Bjos da mana.

    ResponderExcluir
  10. Paulinho! Estive hoje na festa de aniversário de 40 anos do Cláudio Pinheiro e muita gente veio me perguntar da tua viagem aí... pessoas como Edar Borges, Julio do Olirio, Vandré da Riviane, entre outros, mais um pessoal que anda de moto com o Claudio... a galera tá toda atenta.
    Segue firme por aí! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rafa, oi, Manu, oi, Augusto!
    Que bom ter notícias de vocês também! Andavam meio quietos, não é? Sei que estão torcendo por mim, e, se bem os conheço, já devem ter contado para meia Montenegro que estou fora, hein? Augusto, toma conta de tudo aí!
    Vera, Sérgio e "Nenê", queridos manos, lembram-se da minha alegria ao completar a primeira viagem de bicicleta (de Montenegro a Xangri-lá), com apenas 16 anos? Foi o começo?
    Carlos Augusto e Edson, companheiros de pedalada! Vocês conseguem imaginar a ansiedade que lentamente vai tomando conta de mim, sabendo que só faltam 400 para a primeira lomba nos Andes?
    Ana Júlia, Rosély, sogrinha Maria, sei que alguma vela deve ter sido acendida na Dr. Bozzano pelo sucesso da empreitada. De antemão, obrigado!
    Estou com muitas saudades de todos. Mas o desafio, agora, aproxima-se do fim.
    Cuidem-se. Porque eu estou.

    ResponderExcluir
  12. Sugestão: bota todo dia o que já foi percorrido e a previsão do que falta. As vezes, as pessoas nos perguntam esses detalhes e não sabemos dizer.
    Abraço! Pedala Paulinho!

    ResponderExcluir
  13. Grande Paulinho. Feliz por retomar contato. Que aventura, hein???? Tu sempre aprontando uma nova... Bem, quando é que vais pedalar até a Bahia? Eu estou morando em Itabuna, do lado de Ilhéus. Trabalho na Universidade Estadual, aqui. O Fernando me passou o endereço do blog e estou contatando para te desejar uma excelente viagem e te passar meu msn. Adiciona e vamos manter contato. xavierfolk@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Ah, não sei se já descobriste quem sou.... Antônio Xavier, da FUNDARTE. Lembraste? Grande abraço, meu querido.

    ResponderExcluir
  15. "Nenê", cheguei a pensar nessa possibilidade, de a cada dia colocar o trecho percorrido (o que tenho feito), e o que falta. Todavia, fiquei com medo de que o relato ficasse muito estatístico, menos antropológico. Em todos os casos, o que sei é que, já percorridos 1630 km, devem estar faltando uns 800. Não tenho certeza, porque há muitas informações desencontradas em placas e mapas. Mas vou me lembrar de deixar o povo a par das distâncias.
    Um abraço bem apertado!

    ResponderExcluir
  16. Antônio Nolberto Xavier! Como esquecer-me de ti, caro amigo? Há quanto tempo, hein? Fico feliz por saber que estás bem, trabalhando, e morando num lugar bonito uma barbaridade!
    Quanto a uma pedalada à Bahia, não assanha o moço, che! Periga eu gostar da ideia!
    Um abraço cinchado de quem te estima muito, apesar de tanto tempo sem te ver!

    ResponderExcluir
  17. Coitado do carrinho, se for 3cvs, eu correndo lomba acima aguento mais que ele.. ta, não é pra tanto! hehe
    Paulo , achei interessante quando li sobre a tua definição por 'cinestésico', por refleti por um segundo e cheguei a conclusão de que tu és mesmo uma pessoa bastante cinestésica, e depois muito auditiva, pois sempre lembra do que as pessoas "dizem". São características muito valiosas, especialmente para guardar sensações como estas que tu está vivenciando.
    Pena não podermos ampliar as fotos que tu posta, elas ficam pequeninhas mesmo e não dá pra ampliar. Vou ver se descubro como tu pode fazer pra postar fotos ampliadas e te dou a dica :)
    E trata de te alimentar melhor petry, nada dessa história de sanduíche pra enganar estomago. Dieta tu faz depois. haha :D

    abraço!

    Marlon Gräwer

    ResponderExcluir