quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pajada

Buenas, pessoal!
Desculpem-me a ousadia (e o pouco talento), mas aflorou uma veia poética em mim, neste dia de paz e sossego.

SEM FRONTEIRAS O VENTO, A NEVE E A GENTE

Existe um lugar na Terra
Solo sul-americano
Que, igual ao povo cigano
Nato encanto encerra
Da encosta da menor serra
Ao topo da Cordilheira
Tremule qualquer bandeira
De nações pequenas ou grandes
Pois para os ventos dos Andes
Não existe essa tal fronteira!

Cerro imenso americano
Recortado território andino
Quem o quis um dia argentino
De Peru, Chile, boliviano
De Equador ou colombiano
Fez pelejar irmão contra irmão
Fracionando esta vastidão
Mas nos montes colossais
Suas neves invernais
Ignoram demarcação.

Agora, nas rochas nuas
Acorrem gentes estranhas
Cavam as suas entranhas
Arrombando-as à força de puas
Expondo suas carnes cruas
Sempre atrás do vil metal
Desatentas a todo mal
Que lhama, guanaco, condor
Sofrem co’a morte, co’a dor
Tolo desprezo ao vital.

Sei que o homem é capaz
De abdicar desse ouro e cobre
Que só à beleza se dobre
E deixe os Andes em paz
Que na estrada o leva-e-traz
Seja do encanto da Cordilheira
Do rio, de sua corredeira...
Eis sua riqueza, o maior valor!
Um sonho, um pensar, um pendor
De gente também sem fronteira!
Bait'abraços a todos!

10 comentários:

  1. Nooooosa... que lindo meu amigo!
    Tua alma de poeta falou mais alto.
    Muito lindo.
    saudades...
    bom retorno!

    ResponderExcluir
  2. me abri pra ti paai! te puxou.spoakpsokaop'
    muito bom. ALELUIA já chegou e já vai voltar pra casa. estou com saudade!;

    beijoos. te amo bait'abraço.

    ResponderExcluir
  3. Paaai
    Como diria a de cima, te puxou caboclo, vai tentando que um dia tu me alcançarás!!!!!!
    Volta logo estou com saudades!
    Beijos.
    Te amo!!!!♥

    ResponderExcluir
  4. Buenas tche! como diz o ditado, que de loco e poeta tudo mundo tem um pouco...e tu te puxou mesmo. um abraco Thales

    ResponderExcluir
  5. Mas o que é isso, índio velho. O que será que tem essa água andina que tu andou bebendo por aí??? tá vendo o resultado que dá uma experiência radical dessas? A inspiração veio com tudo, então...
    Que beleza!!!
    Já tô projetando um roteiro também, mas por aqui, por perto. O que são as más influências, tá vendo?
    Um abraço, meu véio.

    Augusto

    ResponderExcluir
  6. Rsrsrsrs
    Guris... vocês, hein?
    Os cinco puxando meu saco!
    Foi um "insaite", uma inspiração por conta da lembrança dos lugares pelos quais passei e pela inesperada oportunidade de estar numa cidade belíssima, tranquila, parecida com Montenegro, e na mais absoluta paz.
    Acho até que estou meio em transe. Terá sido por conta das folhas de chá do nativo de Los Proterillos? rsrsrsrs
    Vocês...

    ResponderExcluir
  7. Buenas tche, o Jaime Caetano Braun, deve estar orgulhoso, que deixou aqui no sul, um legitimo paijador.....esta veia poetica acho ninguem conhecia. um abraco Thales

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Paulo! Gostei muito do teu relato. É um incentivo ao aventureiro que existe dentro de nós.
    Se não podemos fazer a viagem pelo menos podemos curtir lendo o relato (muito bom de que já a fez.
    Parabéns mais uma vez.
    Lorenzini
    P.S.: E como foi pedalar aquela reta que dizem ter ao redor de 100 km? E as subidas?

    ResponderExcluir
  9. Thales, o velho Jayme deve ter se retorcido e dito: "que horror, paisano...". rsrsrs
    Lorenzini: Obrigado pelo apreço ao Blog e pelo elogio. Saiba que, nessas retas sem fim, sempre usei o princípio do esforço/recompensa: tantos quilômetros percorridos, o direito a beber água ou suco. Isso me permitiu "desligar" um pouco da mesmice da paisagem e até da monotonia. Lembro-me que minha meta era 5km percorridos para o direito à agua. Por isso, tantas retas intermináveis foram vencidas com maior facilidade.
    Agora... as subidas... rsrsrs. Coração, concentração, superação! Não sei o que mais pode ter sido...
    Cuidem-se, porque eu estou!

    ResponderExcluir