segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Enfim, a Argentina!

Buenas, pessoal!
Disseram-me que não se podia atravessar a Ponte Internacional pedalando. Eu atravessei!
Disseram-me que era obrigatório andar com uma bandeirinha do Brasil na bicicleta, para identificar o País de origem. Não me pediram!
Disseram-me que a revista seria minuciosa. O Policial só abriu a bolsa de guidão.
Disseram-me que eu deveria tomar todos os cuidados com os correntinos (entenda-se: os nativos de Corrientes, província lindeira ao Brasil). Todos, sem exceção, foram acolhedores, gentis e honestos!
Disseram-me que a Polícia Rodoviária da Argentina (a mal-afamada Gendarmeria) estava virada num bando de corruptos. Sequer me pararam; eu que parei no Posto de Controle para pedir água e me deram mineral gelada! Quase não fecharam mais a boca quando souberam que eu atravessaria o seu País para chegar ao Chile! E me desejaram "boa viagem" e "suerte".
É... confesso que estava muito nervoso para atravessar a Aduana. Mas, Graças a Deus, correu tudo na maior tranquilidade (ainda é tempo para agradecer ao Marco Navarro, compadre dos meus colegas de trabalho Edmar e Tânia - que são de Uruguaiana -, pela disponibilidade de atravessar a Ponte comigo. Liguei para o nº fornecido, ninguém atendeu, resolvi ir sozinho. Mas sua predisposição em ir junto já vale o "obrigado").
E quem diria que entre Passo de Los Libres e Federal, num lugar chamado "Cuatro Bocas", haveria um hotelzinho bom e barato, com Internet Wireless? Foi onde me hospedei.
A grande dificuldade do dia foi vencer os 110km praticamente sem tirar a bunda do banco. É uma reta plana sem fim!!! Precisava às vezes pedalar em pé para dar uma folga ao recavém. Aí, de repente, um caminhoneiro parou e me ofereceu "hielo" (gelo) e maçãs. Deve ter achado que eu estava morrendo, he, he... Mas claro que aceitei! Com a água das caramanholas dava para tomar chimarrão, de tão quentes.




Um espinho conseguiu furar o pneu traseiro novamente. Como estava encravado no pneu, este foi murchando devagarinho, devagarinho... só quando senti a bicicleta saindo de traseira é que percebi o problema. Nenhuma novidade: se não furar, vou estranhar.
Aproveitei o calor infernal (deve ter feito uns 35ºC) para outro banho, nas águas barrentas do Rio Pirinay. Um barral na saída me deixou mais sujo do que quando entrei...


Amanhã a distância será maior e no mesmo relevo. Pelo menos, ao invés de iniciar o roteiro às 11h, como foi hoje, pretendo sair mais cedo e chegar ainda de dia em Federal.
Bait'abraço a todos!

16 comentários:

  1. Oi, Paulo, que legal te ler... e ver como escreves bem é sempre um prazer!
    Adorei as fotos!!! que legal! O irmão da Eliane do san Remo perguntou por ti hoje e te achou muito maluco!!! Dei teu blog pra ele.
    estou com muitas saudades, almoçando muito mal sem tua companhia!!!

    ResponderExcluir
  2. Paulinhoooo
    Estou acompanhando sempre teu blog. Muito legal!! Lendo teus posts, dá vontade de fazer igual. Abração, boa viagem!!
    Amanda Fetzner

    ResponderExcluir
  3. Paulo!
    Fiquei empolgado quando li sobre o (re)encontro com a familia do teu amigo. Seriam conhecidências de mais para uma viajem destas. O que está acontecendo é que, a tua energia nesse roteiro é tão forte, tão positiva e tão contagiante, que além de contagiar a nós amigos, familiares e leitores, também atrai boas pessoas e bons acontecimentos pra ti nessa jornada. E não tenho dúvidas de que vão continuar vindo cada vez mais.

    manda ver aí!

    abração
    Marlon Gräwer

    ResponderExcluir
  4. "Vamo" que "vamo" Paulo!!!

    Aqui, estamos todos torcendo por ti!!!
    A professora da laboral vai ter que te indicar uns alongamentos para te recuperar na volta.
    Um abraço do "Tenente".

    P.S. Te cuida com os correntinos!

    ResponderExcluir
  5. Grande Paulão El Matador Dela Fronteira,parabéns pela coragem de fazer essa viagem. A turma da ginástica laboral está com saudades da tua alegria.Um abraço do amigo Gil do EPP TJ.

    ResponderExcluir
  6. DÁ-LHE POROPY! Só hoje escrevo, mas estou acompanhando de perto tua grande aventura... Rogo ao Bondoso Deus que realmente Ele esteja à frente, ao lado, acima e abaixo, te protegendo, guiando e amparando.
    És mais que um vencedor, sabes disso! ANSEIO que dê tudo certo, na ida e na frida hehe!
    Deus te abençoe! Pedala Robinho!

    ResponderExcluir
  7. Vamos avisar uns amigos em comum, pra agitar um pouco esse ploc hehe

    ResponderExcluir
  8. Oi Bill!
    To feliz de te ver tão bem...pessoas com tu sempre atraem tudo de bom...estamos com saudades...essa Assessoria ta muito silenciosa sem ti...rsrsrs bjos
    Magali

    ResponderExcluir
  9. Dae gaudério! Bah, fiquei com inveja e ja me deu vontade de sair pedalando por ai tbm...Mas to cuidando do preparo: domingo vou correr mais uma rustica. Lembra da conversa la em 3 coroas? Quem sabe pro Uruguai, vendo teu blog e conhecendo teu exemplo, ganha um parceiro pra indiada...Mas só vai na manha, que o cabeludo aqui não tem o mesmo pique "de guri" que tu tem no pedal!

    Segue firme amigo, que estou aqui sempre visitando teu blog, só hoje que tomei vergonha e postei pra ti!

    Abração!

    Mateus Araujo

    ResponderExcluir
  10. Oiiiiiiiii, sem tempo para escrever mas lá vai tu é um maluco mas td bem né .... calor logo ja chega o frio oba.
    Te cuida cunhado. Bjs Rosély

    ResponderExcluir
  11. Rosália, minha chefinha querida! Que saudades também! Se estás triste por almoçares sozinha aí, eu nem estou almoçando, de tanta saudade!
    Amanda, minha cantora preferida, como é bom saber que tu estás acompanhando essa aventura! Também, nessa família aventureiros também há, só que trocam a bicicleta pelo cavalo, eh, eh...
    Marlon e Magali, meus companheiros de jornada, cuidem bem do meu cantinho aí na Assessoria de Gestão Estratégica. E não esqueçam de abrir a cortina para o sol inundar o ambiente!
    Meus amigos (mais que colegas) Gil e Rafael, obrigado por todo o incentivo!
    Fernando "Nenê", meu querido irmão de sangue, viste que ir a Salvador do Sul de bicicleta era necessário? rsrsrs... Continua rezando por mim.
    Mateus, boa sorte na rústica, sei que tu também te desafias (como eu). E vais conseguir porque és teimoso (como eu).
    Abraços roxos de saudades a todos vocês!

    ResponderExcluir
  12. Oi, cunhadinha Rosély!
    Para ti, que és uma apaixonada pelo frio, selecionarei fotos da neve andina para te mandar!

    ResponderExcluir
  13. Ô gurizinho...
    Quem tu pensa que é pra ficar tanto tempo longe de casa ein?
    ausahushaushauhsuahsua[risadas]

    Saudades pai, te amo ♥
    Guto

    ResponderExcluir
  14. Oi, família!
    Também estou com muitas saudades!
    Mas avançando dia a dia, e já pensando na próxima maluquice (na Volta do Uruguai), quando de repente um desmiolado de vocês resolva ir junto (se a mamãe deixar, claro... tadinhos, passar trabalho na beira da estrada, sem o leitinho quente das manhãs, rsrs).
    Augusto, não esquece: já que estou tanto tempo longe de casa, toma conta de tudo aí! Mazahhh!
    Um milhão de beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi amigo paulinho, que saudades! te cuida estamos rezando por voce. bjs!

    ResponderExcluir