sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Uma providencial carona

Buenas, pessoal!
Que dia! Que dia! Deu de tudo! Olhem, meus amigos... novidade pouca é bobagem!
Saí do Alegrete (terra natal da patroa - ô saudades, he, he...) às 08h, pensando ainda se iria tocar até Uruguaiana (150km), ou se dividiria o trecho em dois percursos. Minha decisão de seguir baseou-se no fato de que o Posto de Gasolina que havia "no meio do caminho" não era tão no meio assim, quero dizer, estava a apenas 50km de Alegrete. Faltariam mais 100 para terminar a jornada. Com fôlego sobrando, resolvi chegar à fronteira hoje mesmo!


Poucos quilômetros depois, vi que meu projeto de pedalar até o Chile é NADA! Sabem por quê? Porque encontrei um argentino, nascido em Ushuaia, atravessando a América do Sul... A PÉ!!!
Leva uma enorme mochila, anda sem dinheiro, me mostrou seus "pertences" (um diário, um mapa, um caderno para anotações, roupas, duas garrafas pet com água e... nada mais!), e disse-me que estava indo para Porto Alegre, mas queria conhecer todo o Brasil. E o maluco sou eu?


Muitos rios! O Ibirapuitã, o Inhanduí (uma sanga com nome de rio...) e outros "arroios" dos quais não lembro o nome. E muitos animais exóticos: emas, lagartos, cobras, um urubu de cabeça vermelha (existe?), uma infinidade de pássaros silvestres, uma beleza!

O acostamento da BR-290 está em obras. Resultado? tchá-ná-ná-nam! Mais um pneu furado! Dessa vez, a causa era evidente: um arame provocou o furo. Já havia pedalado 110km, faltavam 40, consertei o pneu, não consegui calibrá-lo, ficou murcho, a bicicleta jogando para todos os lados, decidi apear e caminhar um pouco, enquanto lanchava um dormido pastel de frango. Acabei caminhando por 5km (1 hora batidinho!), quando uma alma generosa, chamada Urbano Machado, parou uma S-10, e ofereceu-me carona. Aceitei! Depois de 30 anos na estrada de bicicleta, ponderei a situação, sabia que teria ainda 35km contra o vento, com o pneu dianteiro bem murcho, um acostamento cheio de armadilhas, resolvi pela primeira vez botar a magrela numa caçamba!


Tá bom, tá bom, desconto esses 35km (no conforto do ar condicionado) quando computar o percurso total percorrido...
A partir de amanhã, tudo será novidade: outro País, outra língua, outro dinheiro, nem sei se conseguirei acesso à Internet nos próximos dias. Assim que der, retomo o contato.
Bait'abraço a todos.






6 comentários:

  1. oi dindo xD tudo bom ??
    muitoo try essa viagem ...beijos saudades hehehe xD

    ana júlia

    ResponderExcluir
  2. Já estás adentrando em terras argentinas hein companheiro?? Quanta história, quantas cuias de chimarrão serão necessárias para sabermos os detalhes dessa "empreitada"!! Estamos na espera, cheios de curiosidade e orgulho desse companheiro doido que nos faz muita falta por aqui... boa sorte, muita proteção e olho vivo com esses castelhanos, ok?

    ResponderExcluir
  3. Mas tche que grande aventura heim... interessante o blog! Bah Paulinho tu é corajoso mesmo heim... vou continuar acompanhando
    boa sorte nos próximos km

    ResponderExcluir
  4. Ana Júlia, estava sentindo tua falta no blog! Vê se te comporta, hein? E manda um beijo estrelado para tua mãe Rosély e tua avó Maria (minha adorada sogrinha).
    Manoela, companheira, prepara os ouvidos para minha volta, eh, eh!
    Vânia, que bom que estás acompanhando também a viagem. Vai mantendo o Pedrinho informado (ah, também estou torcendo por ele, na final da chula do Enart).

    ResponderExcluir
  5. Paulinho boa viagem que DEUS te acompanhe ,aproveite bem esta caminhada.

    ResponderExcluir